Avançar para o conteúdo principal

Hipertexto, Hipermédia e Multimédia

O Que é Hipertexto, Hipermédia E Multimédia?

Fonte: Pexels

De acordo com Pereira (2017), a palavra multimédia vem do latim multus, que significa muitos, juntamente com a palavra médium, que significa meios. Assim, a palavra multimédia significa a utilização de vários meios para difusão da informação.

Para o autor supracitado os sistemas de informação combinam os seguintes tipos de informação multimédia: texto; imagem fixa; imagem animada; som e vídeo.

Pimenta (1998) define que o conceito de hipertexto consiste na capacidade de interligar documentos e permitir que os utilizadores naveguem facilmente de uma informação para a seguinte. Para o autor, um hipertexto bem construído apresenta uma referência importante sob a forma de um link que, ao ser selecionado, disponibiliza de imediato o documento referenciado. Assim, o hipertexto estabelece um paralelismo com outros autores ou com outros trabalhos. O leitor pode consultar outros textos, se assim entender.

Ilustração entre a diferença de um texto normal e o hipertexto

De maneira simplificada, o hipertexto é um texto interativo, sem sequência definida e com ligações a outros textos que se correlacionam. O leitor decide por onde irá começar, se de forma linear ou sinuosa, se começa pelo início do texto ou pelo final.

O website do cantor Chico Buarque é um bom exemplo de hipertexto. Cada página possui várias ligações dentro de um único texto, que possui várias e distintas informações disponíveis para a busca de informações sobre a personalidade em questão. Além do mais, um exemplo de hipertexto facilmente reconhecido são os artigos na internet, como por exemplo, os do site Wikipédia. No corpo do texto eles apresentam diversos links nas palavras ou nos assuntos que conectam a páginas que estejam relacionadas.

Num passado próximo, as enciclopédias também foram precursoras do hipertexto, no qual era possível aceder a conteúdos segundo o interesse de cada leitor, sem necessidade de uma leitura contínua e linear. Com a possibilidade do texto digital, os conteúdos puderam ser organizados e associados a imagens e sons. A leitura do hipertexto passou a ser multimédia.

Também o conceito hipermédia, é baseada na noção de link, no entanto, a hipermédia os documentos referenciados podem ser apresentados em forma de gráfico, animação, som ou vídeo, tal como o hipertexto faz, mas neste caso, com documentos em forma de texto.

A hipermédia é hipertexto com a diferença dos documentos utilizados. Na hipermédia utiliza-se além dos textos, gráficos, animações, som ou vídeo. A informação é passada de forma também não linear e bastante interativa.

Para exemplificar o conceito de hipermédia com modelos reais, o site americano Musicovery, serviço de web rádio para se ouvir música, pode ser uma boa ferramenta para reconhecimento prático deste conceito.

Para Gosciola (2007), a hipermédia é o meio e a linguagem das “novas medias” do universo da internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de  comunicação  funcionais,  entre  outros,  e  suas  respectivas  interfaces. A capacidade de conteúdo da hipermédia é imensa.

Bibliografia

  • Pereira, M. (2017). Multimédia I. Sebenta, Universidade da Beira Interior, Departamento de
  • Informática. Consultado em https://www.di.ubi.pt/~palmeida/Multimedia_20_21/Sebenta.pdf
  • Pimenta, N. (1998). Hipermédia - Técnicas Multimédia. Mestrado em Engenharia Informática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
  • GOSCIOLA, V.A linguagem audiovisual do hipertexto. In: FERRARI, P. Hipertexto, hipermédia. São Paulo: Contexto, 2007.









Comentários