Perante
a multiplicidade de informação complexa, a infografia surge como uma ferramenta
de extrema utilidade, precisamente por apresentar essa mesma informação de
forma visualmente atraente. A combinação de elementos visuais - como gráficos,
ilustrações e ícones-, com texto, permitem que um maior número de pessoas tenha
conhecimento de uma ampla variedade de tópicos, de forma precisa e mais rápida.
Refletindo
de forma concisa sobre as suas potencialidades, concluí também que as infografias
são particularmente úteis numa era onde a atenção do público é cada vez mais
disputada. A apresentação da informação em infografias capta a atenção do
público e possibilita a manutenção do seu interesse por um período mais
extenso. Entre a leitura de um texto extenso ou a visualização de gráficos
coloridos, parece-me óbvio que a maioria do público optaria pelos elementos
visuais.
Assim,
ao longo da tarefa 2, debruçámo-nos sobre textos de vários autores sobre a
temática das Infografias. A quantidade de informação disponibilizada levou a
uma distribuição da leitura pelos elementos do grupo. Foi crucial a leitura dos
índices e a procura de palavras-chave ao longo dos textos, de forma a realizar
esta atividade dentro dos prazos. Esse foi o maior desafio que superei durante a realização da tarefa.
Nunca
tinha pensado em infografias, confesso. Ou melhor, é um recurso que utilizo
várias vezes em trabalhos, mas nunca tinha alocado tempo a conhecer a sua
história, como surgiram e desenvolveram ao longo dos anos e como se foram
transformando. Considerei interessante!
Outra
reflexão que me ocorreu várias vezes durante a realização desta tarefa, (
especialmente enquanto lia os vários textos), foi o quão bom seria visualizar
toda a informação que procurava sobre as infografias, precisamente, em formato
de infografia. Tal só prova a sua praticidade e pertinência no panorama atual.
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