Avançar para o conteúdo principal

Criação de um vídeo - FEMINISMO | Reflexão por Inês Campos Costa

 Na tarefa 5, o docente propôs que criasse um vídeo que abordasse uma temática livre, devendo o mesmo incluir vídeos e imagens, apresentar uma duração entre 3 a 5 minutos e incorporar texto, efeitos de transição e créditos do material usado.

 

Editei o meu vídeo em Adobe Premiere Pro CC 2019. Escolhi abordar a temática do feminismo.

Escolhi esta temática porque há poucos dias, deparei-me com um artigo de opinião escrito por um jornalista, Alexandre Pais, publicado no Correio da manhã, onde podemos ler:

Como estudante de comunicação social, como mulher, como pessoa, fiquei perturbada.

Refere-se a Maria Botelho Moniz, apresentadora da TVI. O texto ecoa misoginia. Machismo. As qualidades e profissionalismo de Maria são medidas pelo corpo que tem e roupas que veste, que no entender de Alexandre, estão erradas. A maria é analisada, num meio de comunicação, como um pedaço de carne. Compara-a a outras mulheres, que considera melhores por cuidarem da imagem, mesmo após os 50 anos. Não faz comparações com profissionais da televisão do sexo masculino, talvez porque esses parecem não apresentar um “prazo de validade” ou o requisito de corpo esbelto. Os comentários de mulheres, que nas redes sociais dão força a esta opinião entristecem-me. Na minha opinião, são o reflexo da interiorização das ideias e comportamentos impostos por uma sociedade patriarcal.

Ao longo da história, as mulheres foram subjugadas e privadas dos seus direitos, impedidas de ter acesso à educação, ao mercado de trabalho e à participação política, além de muitas sofrerem violência física e psicológica, em silêncio. O movimento feminista surgiu como uma resposta a uma situação de desigualdade e opressão.

A luta feminista tem sido fundamental para o avanço dos direitos das mulheres, incluindo o direito ao voto, ao divórcio, à igualdade salarial e acesso a cargos de liderança, à proteção contra a violência doméstica, saúde e direitos reprodutivos. É constante e está sempre a ser posta à prova.

Após escolher a temática do meu vídeo, procurei o discurso da Emma Watson sobre o tema. Em seguida, procurei vídeos, fotos e música adequados à ideia que queria transmitir. A realização desta tarefa foi feita de forma bastante fluída, sem obstáculos. Senti necessidade de aprender a colocar o efeito de eco no final do discurso. Essa nova aprendizagem tornou esta tarefa ainda mais agradável. 







Comentários