Criar um website no WordPress
pode ser uma tarefa criativa e interessante, mas também pode ser desafiadora,
especialmente quando se trata de um site criado em grupo, que deve refletir as
ideias de todos os elementos.
No nosso site decidimos partilhar
dicas de beleza e serviços (hipotéticos) de maquilhagem, uma vez que é uma
temática adorada pela maioria dos elementos.
Primeiramente, definimos o
público-alvo do site, isto é, as pessoas que o mesmo deve atingir, assim como
as suas necessidades e expectativas. Após definirmos que seriam mulheres jovens
adultas, podemos iniciar o processo de criação do site, nomeadamente as escolhas
de design, logo, discurso, conteúdo e funcionalidades.
Definimos que o site de dicas de
beleza e serviços de maquilhagem deveria ser visualmente apelativo, colorido e
fácil de navegar. Para o grupo, um design claro, organizado e que transmitisse
uma sensação de profissionalismo era essencial, sempre sem perder a componente
criativa. Desta forma, a escolha das cores e fontes foram adequadas ao tema do
site e à sua identidade visual.
Outra componente essencial foi a
escolha de conteúdo de qualidade, relevante para os possíveis leitores,
agregando valor.
Processo de criação:
Quando entrei no website pela primeira vez, deparei-me com uma tela em branco. A primeira tarefa que desempenhei foi o logotipo. Optei por manter os tons de cor de laranja de forma a manter um design coerente entre o blog do grupo e o website. Fiz brainstorm de ideias e lembrei-me de "Gloss boss", alusivo ao gloss - maquilhagem, tema central do website - e boss - empoderamento feminino. Os membros do grupo gostaram da ideia e como tal, avancei com a criação do mesmo no Canva.
Em seguida, selecionei uma imagem no pexels para o cabeçalho do website. A imagem escolhida sofreu alterações após receber feedback do professor. Desta forma, optei por outra imagem, mais alusiva à temática "maquilhagem", também do pexels.
Criei também as várias secções de modelos que podemos observar no website: a barra para seguir a "gloss boss" nas redes socias; "as escolhas da nossa equipa" ( em conjunto com a minha colega Andreia Cândido); configurei a secção dos artigos/posts; criei todo o design da secção da Newsletter, assim como o design que simula o feed de Instagram da marca (Canva). Após concluir o design dos modelos, configurei os tipos de letra, assim como as cores de todos os elementos.
Segundo o documento fornecido pelo professor, o grupo deveria criar pelo menos cinco páginas. Nesse sentido, após consultar o grupo, criei a página "contactos", "dicas", "quem somos" e "portfólio". A página "ficha técnica" foi criada pela minha colega Andreia Cândido após tutoria com o professor.
Configurei as páginas acima mencionadas com imagens, botões interativos e texto. A minha colega Andreia também participou nesta tarefa. Por fim, configurei a barra de páginas no cabeçalho.
A minha maior dificuldade residiu
nas poucas opções disponíveis e limitações para o design do website na categoria
organizacional, assim como a falta de autonomia para acrescentar componentes,
uma vez que estas careciam de autorização/pedido prévio e muitas vezes, no
processo de design, são necessárias múltiplas “tentativas-erro”.
Aprendi quais as componentes
essenciais para a criação de um website, por exemplo, o uso pela primeira vez da página de “ficha técnica”. Tive também a oportunidade de criar o logotipo do
website e melhorar essa skill.
Numa nota pessoal, gostaria que
esta atividade incluísse também tarefas que estimulassem a aprendizagem de SEO,
competências que reconheço não ter, apesar de ter uma grande curiosidade, dada
a importância de tal conhecimento no mercado de trabalho.
Comentários