Avançar para o conteúdo principal

Semana da Comunicação | Reflexão por Inês Campos Costa

A Semana da Comunicação do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é um evento anual organizado pelo Departamento de Comunicação do IPS em colaboração com professores, alunos e ex alunos. É uma semana dedicada à partilha de conhecimentos, ideias e experiências e pontos de vista sobre diversas áreas da comunicação, incluindo jornalismo, relações-públicas, produção audiovisual, entre outros tópicos.

A semana da comunicação de 2023 decorreu entre os dias 27 e 31 de Março. Durante a Semana da Comunicação, o IPS ofereceu palestras, workshops, debates, exibições de trabalhos de alunos e outras atividades relacionadas à comunicação, promovendo sempre uma troca de valor entre alunos e profissionais.

No dia 30 de Março de 2023 participei na apresentação do Filme-Ensaio “A Censura ao Cinema no Tempo de Marcelo Caetano (1968-1974)”, do qual sou autora, juntamente com as minhas colegas Andreia Cândido e Ana Rita Figueiredo.

Este trabalho surgiu como um desafio da professora Marta Alves: criar um produto áudio visual. Para a realização deste trabalho optámos pelo ensaio visual dividido em 3 partes: a 1ª parte que fala, de forma breve, sobre quem era Marcelo Caetano; a 2ª parte mostra uma breve contextualização sobre Portugal na época dos anos 60 e 70 e a 3ª parte, dá resposta às questões “quem eram os censores?” e “quais os critérios de censura durante o Estado Novo?”. O nosso trabalho de investigação tem por base a obra da Professora Investigadora Ana bela Morais, - investigadora da faculdade de letras da Universidade de Lisboa - que se disponibilizou não só para falar um pouco com o grupo no início da nossa investigação, como também teve a atenção de enviar o seu feedback após visualizar o nosso trabalho final. Esse feedback também foi partilhado com a plateia.

Toda a apresentação incitou a partilha de opiniões, a conversa fluída entre o meu grupo e a plateia, com a professora Marta Alves como moderadora. Entre os demais, foram vários os comentários positivos dos convidados presentes no debate anterior: professor Ricardo Nunes, professora Luísa Ferreira, Tito Lívio (critico de teatro) e Pedro Soares (fotógrafo e militante político e cultural). Surgiram dois tópicos centrais: A censura nos dias de hoje e a importância da criatividade. 

Escolho refletir sobre o último tópico. Enquanto ouvia o feedback da plateia, não pude deixar de pensar no facto de esta ter sido a primeira vez em que tive a oportunidade de apresentar um trabalho num formato diferente. Acredito fortemente que a criatividade não é suficientemente incentivada no ensino. Na minha opinião, os métodos de avaliação podem ser bastante estanques e acredito que esta experiência foi positiva e mostrou a todos que existem novos caminhos por trilhar.
O incentivo da criatividade é essencial para desenvolver a capacidade de pensar fora da caixa e ter uma atitude com foco na resolução de problemas e criação de novas oportunidades. É, portanto, uma competência essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Sem essa competência, não poderíamos ter respondido a este desafio. E sem criatividade, não existe inovação.
Penso que essa foi a conclusão final da plateia, com base nos vários feedbacks. Cabe aos docentes dar oportunidade aos alunos para explorarem e criarem novas competências, superando-se, e por fim, cabe aos alunos arriscarem e aceitarem esses mesmos desafios.
 

Comentários