Avançar para o conteúdo principal

Semana da Comunicação Social | Uma reflexão por Andreia Carvalho Cândido

 A 9ª Semana da Comunicação Social aconteceu entre os dias 27 a 31 de março de 2023 e durante estes cinco dias muitos foram os ilustres convidados que participaram em mesas-redondas, masterclasses, workshops e conferências.

Ao longo de toda a semana foi notória a presença dos conteúdos que abordamos, em sala de aula, na unidade curricular Produção de Conteúdos Multimédia (PCM).

Para começar, as infografias, uma temática que abordamos profundamente nas nossas aulas, esteve muito presente. Por exemplo, no último dia, no dia 31 de março de 2023 foi possível assistirmos ao documentário "Segunda Pele", da jornalista e e locutora da Rádio Comercial Tânia Paiva e onde é possível vermos, durante o documentário, o recurso às infografias como forma de transmitir uma informação.

Essas infografias foram, mais tarde, referenciadas pela autora e jornalista, durante o debate que aconteceu após a visualização do documentário, em que a própria referiu precisamente que foi necessário pedir a um profissional específico que construísse as infografias, pois, "a criação de infografias não pode ser feita de forma leviana e é preciso saber muito bem como se faz", referiu a jornalista da Rádio Comercial.

Também se poderá dizer que o próprio documentário, por si só, é considerado um conteúdo multimédia. Curiosamente, em formato de vídeo, mas apresentado num website de uma rádio.


Exemplo de 2 infografias presentes no documentário "Segunda Pele" da autoria da jornalista e locutora da Rádio Comercial Tânia Paiva


Também no dia 28 de março de 2023, aquando do Workshop "Comunicar para Jornalistas", ministrado por Catarina Seixas da agência de comunicação "Miligrama", agência especialista na área da comunicação da saúde, também foi referido que a utilização de infografias era de extrema importância quando estamos a comunicar saúde. 
Para a consultora Catarina Seixas, "as infografias devem permitir que a sua leitura seja fácil e clara, de forma que qualquer pessoa, independentemente do seu conhecimento na área da saúde, consiga compreender a informação a ser transmitida, facilmente".

Concluo desta forma que a produção de conteúdos multimédia é de extrema importância para a área da comunicação social. Não só porque permite a criação dos próprios formatos onde depois o público tem acesso à informação como também cria a possibilidade de conseguir alcançar um maior número de pessoas.




Comentários